Como cancelar um Pix? – Descubra 3 casos onde é possível

Existe uma ferramenta para cancelar um Pix, chamada Mecanismo Especial de Devolução, que se aplica nos seguintes casos: 

Para manter o processo mais seguro e prático no dia a dia, o Pix evoluiu e agora conta com o Mecanismo Especial de Devolução, que permite que você tenha mais chances de recuperar o seu dinheiro em caso de fraudes. 

O Mecanismo Especial de Devolução é usado em situações em que se suspeita de um golpe ou fraude, tanto em momentos em que você se dá conta de que foi vítima de fraude ou quando o seu banco vê alguma transação que pode considerar suspeita. 

Se você passar por uma situação que desconfia ser um golpe, você deve registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com o canal de atendimento do seu banco, para registrar a sua reclamação. 

A sua instituição financeira vai identificar o pagamento e entrar em contato com o banco destinatário, para que possam cancelar o recebimento do dinheiro. Assim, eles têm um prazo de até 7 dias para poder investigar se realmente se trata de uma fraude. 

Então, o Mecanismo Especial de Devolução do Pix é ideal para evitar quaisquer tipos de golpes, para que você possa manter a sua saúde financeira em dia. Alguns dos golpes mais comuns do Pix são de mudança de celular, links suspeitos, ligações se passando pelo banco. 

Você deve sempre entrar em contato com as pessoas que te pedem dinheiro e estar em constante contato com o seu banco. De maneira geral, o Pix é seguro, e agora ficou ainda mais protegido. 

Para solicitar o seu Mecanismo Especial de Devolução, você precisa: 

  • Entrar em contato com a sua instituição financeira 
  • Informe o ocorrido 
  • Solicite o cancelamento do Pix
  • Receba o seu pagamento de volta 

É importante ressaltar que o banco tem alguns dias para averiguar a veracidade do golpe. Entendendo que você realmente foi vítima de um golpe, você receberá o seu dinheiro de volta. 

1) Como cancelar um Pix com fraude no pagamento?

Em casos em que foi constatado um golpe ou fraude no pagamento, você pode sim cancelar o Pix e receber o seu dinheiro de volta. 

Quando você realiza uma transferência sem ser coagido, mas depois de finalizada a transação, descobre que foi vítima de um golpe, você pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução. 

Em casos de fraude, que é quando você foi roubado ou assaltado, ou invadem o seu sistema do celular e realizam transações – clonagem de cartão, por exemplo, é uma fraude, você será ressarcido. 

Você pode solicitar o MED neste caso, basta: 

  • Registrar um boletim de ocorrência
  • Entrar em sua área pix na sua instituição financeira
  • Entrar em contato com o canal a ser utilizado para registrar a sua reclamação

Vale lembrar que não é possível cancelar um pagamento via Pix que foi feito com base em desacordos comerciais – quando o que foi prometido não foi entregue conforme combinado. 

2) Como cancelar o Pix no caso de roubo?

É importante sempre manter os mecanismos de segurança tanto do seu celular quanto do seu aplicativo financeiro, para garantir que mesmo que você seja roubado, você ainda esteja em segurança. 

Mas, caso você tenha o azar de ter os criminosos mexendo em sua conta do banco, você pode solicitar o Mecanismo Especial de Devolução, e você deve: 

  • Registrar um boletim de ocorrência sobre o roubo ou furto do aparelho eletrônico
  • Entrar em contato imediatamente com o canal da instituição financeira
  • Identificar junto com o atendente as transações financeiras que foram fraudulentas
  • Esperar o estorno do dinheiro

3) Como cancelar um Pix por problemas técnicos? 

O Pix que teve problemas técnicos, como erros do sistema da instituição financeira, podem ser cancelados. Geralmente, os Pix em processamento sofrem com problemas técnicos dos bancos, como instabilidade do sistema. 

Outros problemas técnicos podem ser falta de internet, problemas no celular e afins, que podem ser estornados para a sua conta. Assim, você conseguirá realizar o seu pagamento Pix com o cartão de crédito em paz! 

Existem outras formas de cancelar o Pix?

Caso, na hora de realizar a sua transação, você erre a chave Pix cadastrada, ou clique no contato errado, existem algumas medidas que podem ser tomadas para conseguir o seu dinheiro de volta. 

Vamos explicar cada uma das ações que você pode fazer para conseguir cancelar o Pix. 

Falando diretamente com recebedor

Se você enviou o Pix para um contato conhecido, é recomendado entrar em contato com o recebedor e solicitar a devolução, já que todos os apps que realizam essa funcionalidade possuem a opção “Devolver o Pix”. 

Para realizar essa devolução caso tenha feito ou recebido um Pix errado, você deve: 

  • Localizar o recebedor do dinheiro
  • Entrar em contato com o destinatário e solicitar a devolução do seu dinheiro
  • Usar a opção “devolver Pix”
  • Receber o seu dinheiro de volta

Caso o beneficiário se recuse a devolver o dinheiro enviado erroneamente, você pode acioná-lo judicialmente, alegando a situação, a chave Pix, o valor e quem recebeu, para que este seja notificado por infração. 

Solicitando na instituição

Se você enviar o seu dinheiro para um recebedor desconhecido, você pode entrar em contato com a sua instituição financeira para solicitar o estorno do pagamento diretamente com o banco. 

Entretanto, esse procedimento será analisado pelo banco e isso pode levar um tempo. Nestes casos, também é possível entrar com um processo judicial para a recuperação do dinheiro, e a instituição financeira do beneficiário pode acioná-lo da infração. 

Para realizar a solicitação na sua instituição e estornar um Pix, você pode: 

  • Entrar na sua área Pix
  • Encontrar o número de contato ao atendimento ao cliente da área
  • Esclarecer o acontecido e solicitar a devolução do dinheiro
  • Aguardar a análise

A análise será para entender se a sua situação se encaixa no MED, para que você tenha o seu dinheiro devolvido. 

Posso cancelar um Pix em processamento?

O Pix em processamento acontece por algum erro da instituição de pagamento. Para tanto, é importante entender a causa do erro no processo, e em todos os casos é ideal que o sistema volte a funcionar normalmente.

Quando o Pix está em processamento, você pode solicitar o cancelamento, uma vez que ele ainda não saiu do banco. Então, é fundamental que você entre em contato com o banco, para relatar o problema e identificar o pagamento, para que você receba o estorno. 

Dessa forma, transferir pelo Pix ficará mais seguro, e você sabe que terá o respaldo do seu banco nestas situações. 

Dá pra cancelar um Pix Agendado?

O Pix agendado acontece quando você decide agendar os seus pagamentos, para que eles aconteçam de forma automática em determinada data e hora, para que você não tenha que se preocupar com a transação. 

O Pix agendado vai gerar um comprovante de Pix, que você deve enviar para o destinatário, para garantir a veracidade da transação. 

Você pode realizar o cancelamento do seu Pix Agendado a qualquer momento antes do dia e hora estabelecidos pela transação. Para cancelar, basta: 

  • Entrar em sua conta bancária
  • Acessar o extrato
  • Identificar o pagamento agendado
  • Acessá-lo e cancelar a transação agendada

Mas, não se esqueça de sempre pedir ou enviar o seu comprovante, para garantir que você não tenha caído em um golpe de comprovante de Pix falso

Conclusão

Com a explicação de como funciona o cancelamento do Pix, agora você pode ficar mais atento em suas transações e ter o respaldo da lei caso algo dê errado durante a transação. 

Recomendamos sempre tomar cuidado com transações em Pix. Esteja atento à chave Pix cadastrada, o destinatário e o valor a ser depositado para outra pessoa, para evitar erros. 

Avisamos que é preciso sempre estar atento à sua conta bancária para evitar golpes e entrar em contato com a sua instituição financeira em caso de golpe ou fraude.