Como cadastrar chave Pix? Aprenda a fazer agora mesmo!

Para cadastrar uma Chave Pix é necessário:

Com a chave Pix, você tem muito mais facilidade e segurança com suas transações no dia a dia, além disso, a transferência é feita instantaneamente e com zero custo de taxa.

Basta inserir a chave Pix, podendo ser número de telefone, CPF (ou CNPJ) e a chave aleatória, após isso coloque o valor que deseja depositar e efetuar a transação.

O Pix é uma maneira mais rápida e segura de transferir o seu dinheiro, podendo ser utilizado até mesmo para pagar contas, mais abaixo iremos ver como utilizar todas as chaves Pix.

No App da RecargaPay, tem a opção de enviar Pix com cartão de crédito em até 12x, possui uma taxa de 3,99% ou 3,49% caso utilize o cartão Prime+, também é possível fazer a transação com o saldo disponível na conta, além disso você pode enviar e receber Pix no RecargaPay de qualquer instituição que desejar.

Fique sabendo que transferir pelo Pix é totalmente seguro, todos os protocolos de segurança foram desenvolvidos pelo Banco Central, sabendo dessas informações, aprenda em 4 passos a cadastrar uma chave Pix:

  1. 1 – Baixe o aplicativo

    Em primeiro lugar, é necessário que baixe o aplicativo RecargaPay para fazer o Pix, o App é 100% gratuito e disponível para Android e IOS, após instalar, basta se cadastrar e acessar o aplicativo.

  2. 2 – Clique em “Ver mais” no menu do Pix

    Após acessar o aplicativo, bem na pagina inicial você vai encontrar o menu do Pix, seleciona a opção “Ver mais” para continuarmos.

  3. 3 – Selecione “Minhas Chaves”

    Em seguida, você encontrará as opções como, “Pagar ou enviar dinheiro”, “Receber dinheiro” e por último “Gerenciar, no menu do “Gerenciar” clique em “Minhas chaves”.

  4. 4 – Cadastre uma chave de sua preferência 

    Para cadastrar sua chave Pix, faça a verificação de identidade com seu documento com foto, feito isso, selecione a opção que desejar, após isso, já será possível utilizar essa chave para transferências.

✅ COMO FAZER O CADASTRO DAS SUAS CHAVES PIX NA PRÁTICA! (Nubank, Bradesco, Itaú, Santander e outros)

Qual é a melhor chave Pix para cadastrar? 

A melhor chave Pix para ser cadastrada depende mais da sua preferência, porque no final das contas, todas funcionarão quase do mesmo jeito, em seguida iremos ver todos os tipos de chave Pix como utilizar cada uma delas e vamos analisar qual se encaixa mais na sua situação.

A ESCOLHA MAIS SEGURA PARA A CHAVE PIX 📲🔐

Quando utilizar a chave Pix pelo CPF/CNPJ?

A chave Pix pelo CPF/CNPJ, assim como outros tipos de chaves que iremos citar abaixo, ela expõe algumas informações pessoais, pois exibe seu CPF e seu nome completo, então essa chave é melhor utilizar com pessoas que você tem confiança para exibir esses dados.

Ou também, caso você esteja usando essa chave Pix para seu comércio, use a chave Pix por CNPJ, pois os dados do CNPJ são públicos, então não teria problema em passar essa informação.

Quando utilizar a chave Pix pelo Celular?

Utilizando o número de celular como chave Pix, é uma maneira mais simples de decorar, pois possui menos dígitos que o CPF/CNPJ, nessa opção também será exibido seu nome completo, caso não tenha problemas em passar seu número de celular, essa é uma ótima opção.

Uma boa forma de usar a chave Pix pelo celular é com seus familiares e amigos mais próximos, caso todos eles precisem te mandar uma Pix, seria muito mais prático porque todos já têm o seu WhatsApp ou o seu número salvo.

Quando utilizar a chave Pix pelo E-mail?

A chave Pix por E-mail é um pouco mais complicado que as outras quando se fala em praticidade, pois ela é um pouco maior e o risco de digitar errado é grande, mas caso não queira passar seu CPF ou seu número de celular, essa é uma boa opção, só tenha atenção na hora de passar seu E-mail. 

Essa chave Pix pelo e-mail seria melhor usar em alguma rede social, como Facebook por exemplo, caso fosse fazer uma venda, ou algo do tipo, não precisaria fornecer nenhuma informação além do próprio email da rede social que está usando. 

Quando utilizar a chave Pix aleatória?

Usando a chave Pix aleatória, não existe nenhum tipo de risco que faça você realizar ou receber alguma transferência por engano, esse tipo de chave é melhor caso queira privar seus dados pessoais, porém assim como E-mail, tenha cuidado, é recomendável que copie e cole a chave na hora de mandar para alguém.

Essa chave Pix é essencial caso queira mudar ela sempre que desejar, se está com medo de levar algum tipo de golpe ou se quiser ter uma chave específica para cada situação do pagamento via Pix, assim você evita fraudes, e caso se precise novamente, pode ser gerada uma nova chave aleatória a qualquer momento.

Quantas chaves Pix posso ter? 

Como pessoa física, a quantidade de chaves Pix que posso ter é de até 5 tipos, mas se estiver utilizando uma conta para pessoa jurídica, pode ser criada até 20 chaves, porém utilizando nas transferências Pix da conta em PJ, é possível que haja cobrança de tarifas, que varia de banco para banco.

Essa tarifa é cobrada para cobrir os custos prestados pelo banco, pois há uma ideia de geração de lucro na transferência, as regras de cobrança de taxas de transações em contas de PJ são citadas pelo Banco Central do Brasil.

Posso usar a mesma chave em dois bancos? 

Explique que atualmente não é possível utilizar a mesma chave em dois lugares, dê o motivo para isso, e faça uma descrição geral sobre o assunto.

Infelizmente ainda não é possível a mesma chave em dois bancos diferentes, Isso ocorre porque cada chave Pix funciona como se fosse uma conta, sendo assim, não pode ser repetida, ou seja, ao cadastrar o número de celular, por exemplo, este não poderá ser registrado como chave novamente.

Porém, hoje em dia é mais fácil ter pix em mais de um banco, porque é possível transferir a chave já cadastrada de um banco para outro, o processo é chamado de portabilidade, desta forma, ao concluir a portabilidade da chave Pix você faz a transferência do vínculo de uma conta para outra.

Esse processo demora até 7 dias para ser confirmado, é muito fácil de ser feito e qualquer um pode fazer, siga o passo a passo abaixo para estar fazendo a transferência da sua chave Pix:

  • Abra o aplicativo do banco do qual deseja fazer a portabilidade
  • Escolha a opção Pix
  • Faça o cadastro da chave desejada e insira as informações solicitadas
  • Após isso, basta ir no App do banco onde a chave já está cadastrada
  • Aprove a solicitação de portabilidade para outra conta
  • Agora é só aguardar até 7 dias para confirmação da transferência

Conclusão

A forma de pagamento Pix é a forma de pagamento mais usada hoje em dia, muito fácil de cadastrar sua chave, escolha a chave Pix que mais te agrada e comece a utilizar essa ferramenta.

Além disso, usando o App da RecargaPay você pode está fazendo os seus pagamentos em até 12x no cartão de crédito, o que ajuda muito caso não tenha o saldo necessário em sua conta.

Apenas tenha cuidado na hora passar a sua chave Pix, é sempre recomendado que copie e cole a sua chave, para que não haja nenhum erro na hora da transferência, principalmente se estiver utilizando chaves mais longas como E-mail ou Aleatória.