Como pagar boleto pelo Pix? – Aprenda a parcelar em até 12x

Quem busca saber como pagar boleto pelo Pix precisa reunir três requisitos básicos primeiro. São eles:

O Pix é o sistema do Banco Central para envio de dinheiro de forma instantânea, gratuita e que funciona 24 horas por dia. Ele também conta com várias funções extras, como a possibilidade de pagar boletos.

No entanto, não são todos os boletos ou contas que podem ser pagas pelo sistema. Para isso, é vital que a fatura tenha um QR Code, já que todas as informações de pagamento ficam inseridas no código para que sejam lidas pelo sistema. É, de certa forma, o mesmo método de funcionamento do Pix Cobrança.

O QR Code, aliás, funciona como uma espécie de substituto do identificador na hora de configurar uma transferência. Assim, você nem precisa saber como cadastrar chave Pix para usar.

Um detalhe interessante que você precisa saber sobre como pagar boleto pelo Pix com o RecargaPay é que o pagamento pode ser feito com o seu saldo em conta, mas também com o cartão de crédito parcelado em até 12x. Não há taxas no pagamento com saldo, mas com cartão há a cobrança de 3,49% sobre o valor do boleto para assinantes Prime+ e 3,99% para os demais usuários.

Desta forma, o RecargaPay aceita o pagamento de qualquer boleto. Por exemplo, você pode emitir a segunda via da Liquigás pelo celular e pagar em até 12 vezes no RecargaPay com as menores taxas do mercado.

Veja o passo a passo da operação a seguir!

  1. <strong>1. Baixe o RecargaPay</strong>

    O primeiro passo, claro, é baixar o RecargaPay. O aplicativo é totalmente gratuito para baixar e criar conta. Além disso, permite que você faça envios e pagamentos do Pix com saldo e cartão.

  2. <strong>2. Toque em “Pagar com QR Code”</strong>

    No menu inicial do aplicativo, toque em “Pagar com QR Code” na área Pix. Isso abrirá a tela para ler o código da conta.

  3. <strong>3. Leia o QR Code da conta</strong>

    Logo depois, aponte a câmera do seu celular para o QR Code no boleto em suas mãos. Se o boleto for digital, abra em outra tela (no computador, por exemplo) e leia pelo app.

  4. <strong>4. Escolha o método de pagamento</strong>

    Após o aplicativo carregar todos os dados do boleto, escolha o método de pagamento: saldo no cartão ou carteira digital. Pela carteira, você conta com um desconto no pagamento, mas pelo cartão pode parcelar em até 12x.

  5. <strong>5. Revise os dados e confirme</strong>

    Em seguida, revise todos os dados do pagamento. Veja se o nome da empresa está correto, o valor é aquele mesmo e se você escolheu o método de pagamento correto. Se estiver tudo certo, confirme a operação.

A operação é muito fácil e leva, no máximo, 2 minutos para ser finalizada. No entanto, se você ainda ficou com dúvidas sobre como pagar boleto pelo Pix, o vídeo abaixo pode ajudar!

Quanto tempo leva para compensar o pagamento do boleto pelo Pix?

Quanto tempo leva para compensar o pagamento do boleto pelo Pix?

Uma das vantagens de aprender como pagar boleto pelo Pix é o tempo de compensação da operação: apenas 10 segundos. Isso mesmo, o boleto é pago de forma quase que instantânea.

Tradicionalmente, leva até 3 dias úteis para que um boleto seja compensado. O que acontece é que o gerenciamento dos boletos é feito pelos bancos. Cada instituição precisa processar todas as ordens de pagamento: entender de que conta estão saindo, para qual estão indo e se são referentes a qual boleto.

Leva um tempo para que os bancos consigam processar todas essas informações e repassar o dinheiro (e a confirmação do pagamento) para as empresas que emitem o boleto.

No entanto, pelo sistema do Banco Central, o processo é imediato. Vale lembrar, entretanto, que mesmo com a compensação imediata do pagamento, ainda é possível que o site da empresa mostre que o boleto não foi pago. Afinal, cada companhia tem seu próprio sistema interno e leva seu próprio tempo para confirmar o pagamento.

O vídeo abaixo dá mais detalhes:

Um ponto de atenção que todo consumidor deve ter é se o valor a ser pago não ultrapassa um dos 3 limites de Pix por dia. Se ultrapassar, o pagamento não poderá ser feito.

Além disso, o utilizador pode realizar o pagamento a qualquer hora, mas o horário do Pix também é relevante. Afinal, durante a noite, o limite é menor e o valor do boleto pode ultrapassar esse limite.

No geral, vale a pena fazer pagamentos de boletos pelo sistema do Banco Central, especialmente contas de consumo. Em breve, os consumidores vão poder pagar conta de luz via Pix e já podem realizar o pagamento de contas de água de algumas empresas, gás e Internet.

Como pagar boleto pelo Pix com cartão de crédito?

Como pagar boleto pelo Pix com cartão de crédito?

Além de saber como pagar boleto pelo Pix com saldo em conta, é importante também aprender como fazer o pagamento com o cartão de crédito. No RecargaPay, dá para fazer ambos.

Para pagar o boleto pelo cartão, há a cobrança de uma taxa de 3,49% de usuários Prime+ e de 3,99% para demais usuários. Em ambos os casos, o parcelamento é de até 12x. Além disso, o único limite dessa operação é o saldo disponível do cartão, então é algo vantajoso para boletos mais caros.

O processo quitar um boleto e fazer Pix com cartão de crédito com a menor taxa e em 12x é:

  • Baixar o RecargaPay
  • Limpar o seu saldo em carteira
  • Tocar em “Pagar com QR Code”
  • Escolher o cartão de crédito para pagar (ou cadastrar um na hora)
  • Selecionar as parcelas
  • Confirmar a operação

Posso pagar boleto utilizando o Pix Agendado?

Posso pagar boleto utilizando o Pix Agendado?

Sim, é possível pagar um boleto com o Pix Agendado. Essa é uma função do Banco Central que permite programar o pagamento para uma data específica. Assim, quando a data chegar, o valor é retirado automaticamente da sua conta e enviado parao destino.

Essa é uma função obrigatória para todas as instituições financeiras que trabalham com o sistema do Banco Central. 

Para saber como pagar boleto pelo Pix Agendado, basta seguir os passos:

  • Baixe o RecargaPay
  • Toque em “Pagar com QR Code”
  • Leia o QR Code da conta
  • Selecione como vai pagar
  • Clique em “Data do envio”
  • Escolha a data de sua preferência
  • Confirme a operação.

Preciso imprimir o boleto para pagar pelo Pix?

Preciso imprimir o boleto para pagar pelo Pix?

Não é necessário imprimir o boleto ou a conta para pagá-la pelo sistema do Banco Central. Você pode fazer tudo com a versão digital mesmo, mas é necessário que seja possível ler o QR Code na fatura.

O segredo de como pagar boleto pelo Pix é poder ler o QR Code na conta. Se você conseguir fazer a leitura digitalmente, pode pagar sem precisar imprimir. Uma sugestão é:

  • Abra a conta no seu computador ou no celular de alguém
  • Use o seu celular para ler o QR Code na tela

A leitura de um QR Code é muito sensível e pode ser feita mesmo através de uma tela, ao contrário do código de barras que, normalmente, precisa ser impresso.

No entanto, se você não conseguir ler o QR Code, seja porque a câmera do seu celular não está boa, seja porque a impressão do boleto veio com problemas (para contas que você recebe fisicamente, por exemplo), aí não será possível pagá-lo pelo Pix.

Como Pagar Boleto com Pix? Faça Pagamento de Boleto pelo Pix de Forma Instantânea.

Cuidados na hora de pagar o boleto com Pix

Cuidados na hora de pagar o boleto com Pix

Agora que você já sabe como pagar boleto pelo Pix, é importante entender que muitas pessoas usam essa ferramenta para tentar aplicar golpes e fraudes.

Ao entender quais são os principais 4 golpes do Pix, você pode entender como se proteger e não perder dinheiro dessa forma.

A seguir, vamos compartilhar 5 cuidados básicos na hora de pagar um boleto com o sistema do Banco Central!

  • Confira a origem do boleto: a fatura é da empresa que diz ser? Você consegue acessar a conta no site oficial da empresa para confirmar? Se não, então evite fazer o pagamento. Entre em contato com a empresa e peça uma segunda via.
  • Revise todos os dados: antes de confirmar o pagamento, revise todos os dados. Veja a origem que aparece no app, os valores e outras informações. Assim, você evita pagar um boleto fraudulento.
  • Não leia QR Codes desconhecidos: quando for ler o QR Code Pix de um boleto, tenha certeza de sua origem. O QR Code é como um “link” que pode abrir várias coisas. Se a fonte não for confiável, pode ter um vírus escondido atrás do código.
  • Não compartilhe sua chave Pix: a chave usada na sua conta pode revelar muitos dados sobre você. Seu CPF revela praticamente todos os seus dados. Seu e-mail pode revelar contas em redes sociais. Já seu telefone pode abrir uma via de contato. Tenha cuidado com os dados que compartilha com os outros ao usar o sistema do Banco Central.
  • Tenha um seguro para Pix: muitos bancos e apps oferecem o seguro-Pix, uma maneira de proteger o usuário em caso de fraudes. Essa é uma medida de proteção extra caso você acabe pagando um boleto fraudulento sem querer.

Vale lembrar que, do ponto de vista técnico, o Pix é extremamente seguro. As falhas estão na usabilidade e nos golpes que enganam as pessoas. Portanto, é vital se manter atento para evitar problemas.

Conclusão

Neste conteúdo, vimos como pagar boleto pelo Pix usando o saldo na conta, mas também o cartão de crédito. Também vimos que é possível agendar o pagamento e quais cuidados para evitar problemas.

Nossa recomendação é que você sempre pague seus boletos com o sistema do Banco Central. A compensação é imediata e você pode obter descontos dessa forma, reduzindo os gastos.

Mas tenha atenção. Agora que você sabe como pagar boleto pelo Pix, também sabe que existem golpes na praça. Por isso, se proteja para evitar ser enganado!