Como gerar um QR Code Pix? Veja o passo a passo

Para gerar um QR Code Pix você vai precisar:

É possível receber pagamento via Pix ao gerar o QR Code Pix. Com esta modalidade você cria um código para os compradores lerem ao usar o smartphone e realizarem pagamentos rápidos. Na prática funciona como uma espécie de atalho para as cobranças.

Tanto pessoas físicas como empresas podem gerar um QR Code Pix com fins de cobrar. Para isso siga o passo a passo:

  1. 1 – Baixar o app

    Baixe o aplicativo do RecargaPay no seu celular.
    Baixar o app

  2. 2 – Receber com QR Code

    Na sequência escolha a opção “receber com QR Code” que está presente no menu “Pix”.

    Receber com QR Code

  3. 3 – Selecione “Definir um valor”

    Clique no campo “definir um valor”, presente abaixo do código.

    Selecione “Definir um valor”

  4. 4 – Defina um valor

    Defina o valor da sua cobrança. Se você quiser, não é preciso definir a quantia, deixando a cargo do comprador a inserção desta informação.

    Defina um valor

  5. 5 – Compartilhar o código

    Compartilhe o QR Code ou o código aleatório com o comprador.

    Compartilhar o código

Segundo Pedro Moreno, head de produtos contra fraude da Serasa Experian, via Revista PEGN

“O QR Code deixa a chave Pix do vendedor pré-preenchida em sua estrutura mínima. Se for gerado por uma maquininha de cartão, por exemplo, o QR tem o valor do Pix preenchido. Isso reduz o tempo do processo, mitiga erros de digitação e garante uma transação imediata de dinheiro para o caixa do empreendedor”.

Existe alguma validade no QR Code gerado? 

Existe alguma validade no QR Code gerado? 

Não existe um tempo válido do QR Code Pix. Em outras palavras, o código gerado fica disponível por tempo ilimitado e você pode usar quantas vezes quiser para cobrar, seja valores fixos ou uma quantia diferente a cada compra.

Entretanto, também há a opção de gerar QR Codes que ficam disponíveis por um período temporário. Mas, no geral, estes códigos não têm validade e hoje em dia são disponibilizados até em Pix para pagar bilhetagem do transporte público. 

O que fazer se o QR Code não ler? 

O que fazer se o QR Code não ler? 

Às vezes dá erro no QR Code Pix, por causa do leitor do celular ou alguma instabilidade no sistema. Porém, mesmo em momentos como estes é possível efetuar a transação. Isso é possível porque a geração do código acompanha o Pix Copia e Cola

O Pix Copia e Cola funciona de um jeito simples. É mais ou menos como o Pix tradicional. O vendedor envia o link ou a sequência de código para o recebedor que cola no aplicativo do banco para pagar.

O QR Code pode ser compartilhado com outras pessoas? 

O QR Code pode ser compartilhado com outras pessoas? 

Sim, é possível compartilhar o QR Code com outras pessoas. Afinal, este tipo de chave Pix pode ser usado diversas vezes para efetuar pagamentos, sem a necessidade de informar outros dados como CPF, CNPJ, celular ou e-mail.

O Pix QR Code é chamado de Pix Cobrança. Várias transações podem ser realizadas com um único código. Na prática, funciona como uma espécie de etiqueta do produto, na qual ao mesmo tempo você utiliza para cobrar um valor determinado de várias pessoas.

Quais os requisitos para gerar o QR Code?

Quais os requisitos para gerar o QR Code?

Qualquer pessoa que tem uma conta com Pix pode utilizar esta modalidade de cobrança e pagamento. O tempo do Pix QR Code é igual ao Pix tradicional, ou seja, o pagamento cai na conta em poucos segundos.

Para o QR Code Pix não há nenhuma restrição ao uso. Em termos práticos, este código apenas serve para substituir a chave Pix, gerando mais praticidade e privacidade aos pagamentos.

Posso pagar um Pix QR Code com cartão de crédito? 

Posso pagar um Pix QR Code com cartão de crédito? 

O Pix Cartão de Crédito não está disponível para quitar um Pix QR Code. Esta ferramenta só tem sido disponibilizada aos pagamentos que utilizam uma chave Pix. No entanto, este recurso pode ser utilizado para pagar de outras formas.

Ao usar Pix com cartão é possível parcelar o pagamento, mediante a quitação de taxas. É um excelente método para comprar mesmo sem ter saldo na hora. No RecargaPay, o Pix parcelado funciona com a menor taxa, só 3,49%. Veja como fazer:

  • Baixar o aplicativo
  • Selecionar “Pix com Cartão”
  • Informar a chave Pix
  • Colocar o valor
  • Optar pelo cartão e confirmar

Tenho que tomar algum cuidado com o QR Code?

Tenho que tomar algum cuidado com o QR Code?

Sim. O Pix é seguro até no QR Code, mas alguns cuidados são necessários para evitar de cair no golpe do Pix. Vale destacar que a prudência deve ser ainda maior nos casos de compras online de sites desconhecidos. Veja algumas medidas indispensáveis:

  • Gerar códigos só no aplicativo original do seu banco
  • Verificar as políticas de privacidade da sua instituição financeira
  • Reunir o máximo de informações dos consumidores
  • Manter uma conexão segura de internet
  • Compartilhar em particular o Pix QR Code de altos valores

Apesar das notícias sobre golpes do Pix aumentarem na mídia, cresce o uso de sistemas de segurança e a atuação da polícia para conter estes crimes. Por exemplo, no DF, um estelionatário do Pix foi preso ao tentar cometer ilícitos.

Conclusão

O Pix QR Code é para todas as pessoas. Não há validade. Se o código apontar erros na hora de escanear dá para usar a função Copia a Cola. Embora seja seguro, há diversos cuidados a serem levados em conta para a utilização segura.

Para facilitar os pagamentos com o código você pode fazer uma placa com QR Code no seu estabelecimento. Assim, basta o comprador apontar o aparelho para pagar rapidamente.

Use apenas o aplicativo original da sua instituição financeira para gerar QR Code. Evite outros sites geradores de código que podem ser muito inseguros.

Perguntas Frequentes

Pix QR Code é seguro?

O que é Pix QR Code estático?

O que é PIX QR Code dinâmico?

Como fazer a câmera ler o QR Code?

Como pagar Pix com QR Code?