Pagar com Pix – Conheça 4 formas de pagamento para usar

Conheça as 4 principais formas de pagamentos Pix e saiba como usá-las:

Para quem não sabe o que é Pix, foi uma grande revolução no Brasil criada em 2020, e trouxe bastante facilidade no dia a dia dos brasileiros, podendo fazer transações instantâneas e sem nenhuma cobrança, sendo possível fazer transferências em qualquer horário do dia, e com várias alternativas de uso.

Nos dias de hoje, o Pix tem mais de 138 milhões de usuários, o motivo do Pix ter um crescimento tão rápido, foi sua utilidade em diversas áreas, podendo evitar as filas das lotéricas e pagar boletos com Pix, e podendo fazer o mesmo para enviar dinheiro para os amigos, fazer compras online e diversas outras possibilidades.

Para que seja possível aproveitar todos os benefícios e possibilidades do sistema, é necessário ter um app que disponibilize todas as funções e formas de pagamento com Pix, aqui vamos te ensinar como fazer Pix e usar o aplicativo RecargaPay, que é um dos poucos apps que permite todos os usos do sistema.

1) Utilizando o Pix no cartão de crédito

O Pix cartão de crédito basicamente funciona como se fosse um empréstimo, e é muito simples de usar, após inserir os dados do cartão no aplicativo, será possível fazer Pix no cartão de crédito, as transações feitas serão cobradas na fatura mensal do cartão, porém essa utilidade possui diferentes taxas de uso.

Fique atento ao usar essa forma de pagamento Pix, pois se trata de um serviço extra ao Banco Central, sendo assim, cada instituição tem suas próprias regras e condições, por isso é importante conhecer os melhores apps para fazer Pix com cartão de crédito para ter o melhor serviço possível.

  1. 1 – Baixe o Aplicativo

    Para que você consiga fazer o pagamento pelo cartão de crédito, é necessário baixar o aplicativo RecargaPay, ele é 100% gratuito e tem uma taxa de uso bem baixa, está disponível para Android e IOS. 

  2. 2 – Clique em “Pix com Cartão”

    Após abrir o aplicativo, no menu do Pix, você verá vários tipos de pagamentos, selecione a opção “Pix com cartão”.

  3. 3 – Insira a chave Pix 

    Agora será necessário inserir a chave Pix do recebedor, confira todos os dados e tenha certeza que está enviando para a pessoa certa.

  4. 4 – Insira o valor e os dados do cartão

    Coloque o valor desejado e em seguida escolha o cartão de que deseja utilizar, você pode adicionar qualquer tipo de cartão de crédito.

  5. 5 – Escolha as parcelas

    Escolha em quantas parcelas quer enviar o Pix, através do aplicativo da RecargaPay você pode enviar em até 12x, com a taxa de 3,49% para cliente Prime+ e 3,99% para clientes comuns, em seguida conclua a transação.

Quando usar o cartão para pagar com Pix?

Assim como as outras formas de pagamentos, existem desvantagens e vantagens do Pix com cartão, confira na lista abaixo algumas situações que seriam muito vantajosas se utilizasse o Pix no cartão de crédito:

  • Situações de emergência
  • Se faltar algum dinheiro no mês
  • Caso precisar parcelar as transações Pix

2) Utilizando as chaves Pix

A forma de pagamento mais usada são as chaves Pix, para usá-la é necessário ser cadastrado em alguma instituição e registrar algum tipo de chave Pix, podendo ser por CPF/CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória.

Essa é a maneira mais básica e simples de usar o Pix, por esse motivo é a mais utilizada, sendo responsável pela maior parte das transferências do sistema, além de ser fácil de usar, é muito útil.

O número de chaves Pix cadastradas é mais que o dobro da população, sendo assim, quase todo mundo possui uma chave Pix registrada, para fazer uma transação é preciso também que o recebedor tenha uma chave Pix.

Essa utilidade do Pix vem facilitando muito no dia a dia, e qualquer um pode começar a aproveitar, aprenda abaixo como cadastrar chave Pix e como usar:

  • Abra o Aplicativo RecargaPay
  • Vá no menu do Pix e clique em “Minhas chaves”
  • Selecione “Adicionar nova chave” e escolha um tipo de chave Pix
  • Após registrar uma chave já poderá começar a usar
  • Selecione “Enviar com Chave Pix” e coloque a chave do recebedor
  • Insira o valor e conclua a transação

Quando usar as chaves para pagar com Pix?

Essa forma de pagamento Pix é simples de usar e muito útil, confira em uma lista abaixo, algumas situações que vale muito a pena utilizar essa maneira como uma alternativa de uso:

  • Para fazer compras online
  • Se esqueceu o dinheiro em casa, envie um Pix
  • Caso precise enviar um dinheiro urgente para alguém

3) Utilizando o Pix QR Code

O Pix QR Code é muito usado em estabelecimentos, após selecioná-lo como forma de pagamento no app, basta mostrar o QR Code e ele será lido, bem fácil e prático de ser usado.

Saiba que essa é a única maneira de pagar boleto pelo Pix, e além disso, nem todos os boletos podem ser pagos assim, porque é necessário que tenha um QR Code na conta, então verifique bem o boleto para que você não tenha nenhum problema na hora de pagar.

Infelizmente não são todas as prestadoras de serviços que disponibilizam o QR Code como forma de pagamento, porém está cada vez mais comum, as empresas estão se adaptando para receber os pagamentos através do Pix.

Qualquer um pode usar essa forma de pagamento, é muito fácil e prático, confira no tutorial abaixo de como fazer pagamentos com o Pix através do QR Code:

  • Abra o Aplicativo RecargaPay
  • Vá em “Pagar com QR Code”
  • Aponte a câmera do celular para o QR Code
  • Após isso já será identificado
  • Verifique o valor e os dados do pagamento e confirme a transação

Quando usar o QR Code para pagar com Pix

O pagamento Pix pelo QR Code existem várias vantagens, e embora o tempo para compensação seja uma dúvida frequente, o QR Code Pix não demora, assim como os convencionais. veja abaixo algumas situações que são bem interessantes para que essa funcionalidade seja útil para você em alguns momentos: 

  • Evite pegar filas em lotéricas.
  • Se o boleto precisa ser pago urgentemente, pelo QR Code leva 10 segundos para descontar, pela lotérica pode levar 3 até dias.
  • Caso precise fazer um pagamento mais rápido, sem necessidade de ficar digitando chaves Pix.

4) Utilizando o Pix copia e cola

Essa forma de pagamento é bem fácil de usar, assim como as outras, porém ela é um pouco mais rápida, ao copiar a chave Pix, basta colar quando for fazer a transferência, após isso já será identificado a destinatário que deseja enviar o dinheiro.

O Pix copia e cola tem praticamente a mesma função do QR Code, porém a diferença é que ele pode ser usado caso não for possível ler o QR Code, ele funciona da mesma forma, a diferença é que a leitura do Pix copia e cola é através de um código alfanumérico ao em vez da imagem do QR Code.

Essa forma de pagamento Pix é muito rápida de ser feita, e tão fácil de usar como as outras, veja abaixo como é simples, e aprenda você mesmo a como utilizar o Pix copia e cola:

  • Antes de tudo, copie o código
  • Abra o Aplicativo RecargaPay
  • Clique na imagem de QR Code no meio da parte inferior
  • Escolha a opção “Código de barras” 
  • Selecione em “Digitar código de barras” e cole o código 
  • Após clicar em continuar já será identificado o recebedor
  • Confira os dados e confirme o pagamento

Quando usar o Copia e Cola para pagar com Pix?

O Pix copia e cola vai agilizar bastante as suas transferências, é muito eficiente e também é muito seguro, confira abaixo algumas situações que são bem úteis para usar essa forma de pagamento:

  • Caso não esteja conseguindo ler o QR Code
  • Se a fatura que você precisar pagar não tiver QR Code
  • Para pagar as faturas digitais

Quais as outras funcionalidades do Pix?

O Pix vem sendo cada vez mais usado, sempre está sendo atualizado e disponibilizando mais formas de pagar com Pix, há muita flexibilidade em serviços dentro do sistema do Banco Central.

Confira na lista abaixo, como é simples de usar, e comece a organizar as suas contas através do Pix agendado.

  • Abra o Aplicativo RecargaPay
  • Clique em “Fazer Pix” e insira a chave Pix do recebedor
  • Após isso confirme os dados e insira o valor
  • Escolha a forma e a data de pagamento
  • Em seguida confirme o agendamento

Outro exemplo de serviço, é o Pix Cobrança, que basicamente funciona de forma que você pode criar um QR Code com um valor e com o pagamento para sua chave Pix, facilitando para que o pagador faça a transferência para sua conta sem erros.

Essa utilidade vai agilizar bastante caso trabalhe com vendas, ou precise receber transações frequentemente, aprenda na lista abaixo como fazer Pix Cobrança.

Conclusão

O Pix é uma utilidade bem simples de usar, essas formas de pagamentos vai ajudar bastante no seu dia a dia, e com fácil acesso, qualquer um pode começar a aproveitar esses diversos tipos de transfêrencias.

Aprenda bem como usar cada uma das formas de pagamento, para que consiga aproveitar da melhor forma cada uma delas, vai ser bastante útil, otimizando ao máximo seu tempo e trazendo mais organização.

Fique atento aos golpes do Pix, com essas grandes inovações, ainda tem pessoas que tentam dar golpes utilizando o Pix, então preste atenção nos comprovantes e nos dados nas transações, para que você não tenha nenhum tipo de prejuízo.