O Pix Bloqueado é possível? Aprenda agora mesmo

Algumas razões para o Pix bloqueado pelo Banco Central são:

  • Bloqueio Cautelar foi ativado
  • Há suspeita de fraude

Ao decorrer do conteúdo, entenda tudo a respeito do Bloqueio Cautelar do Pix e se ele está relacionado a situações em que o Pix está demorando para cair na conta. Afinal, esse é um mecanismo do BC que bloqueia envios em determinadas situações. 

Saiba como ele surgiu, como é ativado e o que fazer caso a sua transação fique em avaliação. 

O que pode deixar o Pix Bloqueado? 

O que deixa o Pix Bloqueado?

Uma das poucas razões que podem levar o seu Pix a ser bloqueado é o uso do mecanismo do Bloqueio Cautelar do Pix que acontece por parte do Banco Central. Nesses casos o valor será enviado após a análise ou devolvido, mas não é necessário entender como estornar o Pix já que é um procedimento feito pelo BC em caso de bloqueio.

Todos que usam o Pagamento via Pix estão sujeitos ao Bloqueio Cautelar criado pela Resolução Nº 147 e que suspende uma transação por até 72 horas para uma avaliação mais detalhada.

Existem alguns gatilhos do Banco Central para que determinadas transações sejam bloqueadas e passem por essa avaliação mais detalhada. Por isso, nem todos os envios são bloqueados e por isso grande parte dos usuários da ferramenta não conhecem o Bloqueio Cautelar. 

O principal objetivo do Bloqueio Cautelar é, assim como o Mecanismo Especial de Devolução (MED), proteger usuários do Pix que encontram golpes, crimes e fraudes. Sendo assim, os bancos poderão bloquear recursos de usuários por 72 horas em caso de suspeita de fraudes, segundo o site Extra Globo. Após analisar a transação, o BC permite que o envio seja concluído ou estornado para a conta que saiu.

PIX Bloqueado como resolver

Razões para que o Pix seja bloqueado

Razões para o Bloqueio do Pix

Constantemente o BC aprimora mecanismos de defesa para a proteção de seus usuários. Sendo assim, existem razões para o Pix ser bloqueado, ficando bem mais fácil gerir as transferências suspeitas. 

As principais razões que ativam o Bloqueio Cautelar do Pix são:

  • BC identificou a transação como suspeita
  • Envio foi feito com valor muito alto
  • Foi identificado um padrão de envios fora do comum
  • Quem enviou o dinheiro contestou o pagamento
  • A chave do destinatário tem má reputação 

Caso a sua chave tenha uma má reputação, indicamos cadastrar outra e para isso temos um passo a passo de como cadastrar a chave Pix. Esses critérios foram estabelecidos devido à alta de golpes, além disso, quadrilhas do Pix e casos de sequestro que explodiram no mês de janeiro segundo o site Metropoles.

Segundo o Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix:

“O bloqueio cautelar do Pix é uma medida de extrema importância para garantir a segurança e a integridade das transações realizadas por meio desse sistema. Ao analisar cuidadosamente as transferências e os dados dos destinatários, buscamos prevenir golpes e fraudes, protegendo assim os usuários e o sistema financeiro como um todo.” 
Pix terá valor com suspeita de fraude bloqueado a partir de hoje

O Pix foi bloqueado, e agora? 

Meu Pix foi Bloqueado, e agora?

Não há como transferir pelo Pix o valor enviado para o destinatário caso o Pix tenha sido bloqueado. Infelizmente a única medida a se fazer é esperar para que o BC continue a análise detalhada, pois algum gatilho foi acionado na transação. 

Mas calma, se o seu Pix foi bloqueado não significa que o dinheiro está perdido, pois como destacamos ao decorrer do conteúdo, o valor será estornado para sua conta ou enviado para o destinatário. 

Além disso, indicamos que se foi você quem fez o Pix, permite a tela na área que mostra o termo Pix em Processamento e explique ao destinatário o que aconteceu. Diga que houve um Bloqueio Cautelar do Pix e será necessário aguardar até 72 horas

Caso você tenha que receber o Pix basta aguardar que o valor seja liberado, caso não seja, entre em contato com o banco para descobrir o problema identificado pelo BC. Por fim, os dois envolvidos na operação sempre são notificados sobre o bloqueio. 

Existem outras ferramentas de segurança do Pix? 

Ferramentas de segurança do Pix

Sim, existem outras ferramentas de segurança e é por isso que o Pix é seguro. O Bloqueio Cautelar não é a única medida de proteção do Banco Central, as transações são asseguradas por outras funcionalidades.

O Pix completa dois anos com mais de 138 milhões de usuários e todo o êxito do seu crescimento é resultado das demais ferramentas de segurança:

  • Mecanismo Especial de Devolução (MED)
  • Exigência de identificação via certificado digital ou token
  • Criptografia de ponta

A exigência de identificação por meio de certificado digital ou token é uma forma de autenticação dos usuários. Essa autenticação atua como uma espécie de carteira de dados, facilitando a identificação do usuário e garantindo a segurança das transações realizadas na internet.

BC te Explica #28 – Mecanismo Especial de Devolução do Pix (MED)

O que fazer para não ter meu Pix Bloqueado? 

Como evitar o bloqueio do Pix

É possível adotar algumas precauções para evitar o bloqueio do seu Pix, tanto ao realizar envios quanto ao receber transferências. Existem medidas que os usuários do Pix podem tomar para evitar situações de bloqueio

No entanto, como o bloqueio é uma medida de defesa, é importante estar ciente de que todos estão sujeitos a ter seu Pix bloqueado, assim como todos os usuários estão sujeitos também ao limite do Pix por dia.

Aqui estão algumas medidas para evitar o bloqueio cautelar do Pix:

  • Utilize sempre as informações corretas
  • Evite realizar transações suspeitas
  • Mantenha seu dispositivo atualizado
  • Não compartilhe informações pessoais ou bancárias
  • Acompanhe regularmente as atividades da sua conta
  • Evite realizar muitas transações em um curto período de tempo
  • Comunique imediatamente qualquer atividade suspeita ao banco

É importante priorizar todas essas precauções, uma vez que o bloqueio cautelar do Pix foi criado para tentar prevenir danos financeiros resultantes de fraudes e golpes do Pix. E para saber informações sobre a tarifa do Pix, consulte o nosso artigo específico

Conclusão

Durante o decorrer deste conteúdo, abordamos o principal motivo pelo qual ocorre o bloqueio cautelar do Pix. Explicamos sua origem, quando ocorre e, principalmente, a razão pela qual foi implementado.

Uma das principais recomendações é sempre verificar cuidadosamente o destinatário antes de efetuar um envio, pois esse mecanismo visa proteger contra golpes. Caso ocorra algum problema com seu Pix, é aconselhável fazer uma captura de tela e enviá-la ao destinatário, pois ele também será notificado pelo banco.

Por fim, é importante ressaltar que, se o seu Pix for bloqueado, não há ação imediata a ser tomada além de aguardar o período de 72 horas. Após esse prazo, o valor será estornado ou transferido para o destinatário.

O que é o bloqueio cautelar do Pix? 

Se meu Pix foi bloqueado, isso significa que perdi meu dinheiro? 

Qual é o prazo de análise para o bloqueio cautelar do Pix?

É possível interromper o bloqueio cautelar do Pix? 

O dinheiro é enviado após a conclusão da análise? 

08-NIC-JUN30