Pix em mais de um banco – Posso utilizar?

Sim, é possível ter Pix em mais de um banco e para isso é necessário:

  • Ter uma conta cadastrada na instituição
  • Registrar a Chave Pix
  • Receber os pagamentos

A chave Pix é um resumo das suas informações da conta em uma representação do sistema Pix. Sendo assim, é uma das principais formas de identificar uma conta bancária facilitando o processo de recebimento e envio de valores entre contas.

Portanto, ela é o endereço bancário do identificador e é possível ter mais de uma opção em um só conta. O Banco Central limita a conta física a até 5 chaves por conta da PF e uma conta PJ até 20, ambas sem repetições

Vale lembrar que sempre é sempre uma boa opção escolher mais de uma instituição, já que, por exemplo, diversos bancos e carteiras oferecem o Pix com cartão de crédito, mas as taxas de cada um deles podem variar entre 3,49% e 9,9% por exemplo.

Dessa forma, explicaremos como usar o Pix em mais de um banco sem violar os critérios básicos de uso do Banco Central. A seguir, entenda na prática como cadastrar a sua chave no aplicativo do RecargaPay.

  1. <strong>1- Baixe o aplicativo RecargaPay</strong>

    Primeiramente é necessário baixar o aplicativo de RecargaPay.

  2. <strong>2- Encontre a aba de Pix</strong>

    Selecione a aba Pix na tela inicial do aplicativo 

  3. <strong>3- Escolha o tipo de chave</strong>

    Selecione a sua opção dentre os tipos de chaves. Pode ser e-mail, número de celular, CPF ou chave aleatória

  4. <strong>4- Confirme com o código de verificação</strong>

    Na escolha da chave como e-mail celular, você recebe um código necessário para a validação, digite e valide

Ao final, vale lembrara que não existe nenhuma restrição em realizar um Pix de um banco para outro, por isso, você pode fazer da forma que desejar.

Qual o limite de chaves Pix em um Banco?

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix possui algumas regras em relação ao limite de chaves por conta. No entanto, antes de comentar em números esse limite, vale ressaltar que existem diferenças entre as contas jurídicas e físicas

A conta de pessoa física pode contar com até 5 chaves Pix em uma só conta. Portanto, se você possui uma conta corrente ou poupança, pode cadastrar o seu CPF, número de celular, e-mail e duas chaves aleatórias, o importante é não repetir. 

Para pessoas jurídicas, o cadastro da chave Pix segue o mesmo padrão mas com uma menor limitação de até 20 chaves por conta. Assim como na chave para contas de pessoa física, não é possível repetir a chave.

Por fim, se você não sabe quantas chaves Pix pode ter, saiba que ela só pode ser utilizada em uma única conta ou instituição bancária. E para a migração dessa chave para outra conta, é necessário abrir uma portabilidade de uso. 

Por isso, é importante entender detalhes de como cadastrar a chave Pix e suas principais regras para usufruir dessa facilidade de envio e recebimento de valores. Assim será possível usar a opção em mais de uma conta com tranquilidade.

Contudo, sempre recomendamos utilizar vários bancos, já que o Pix Parcelado com cartão de crédito por exemplo pode ser cadastrado em varias instituições.

Posso fazer um Pix para mim com cartão de crédito?

É claro que sim, uma das maiores vantagens de cadastrar chave pix em mais de uma conta bancária é a possibilidade de envio de Pix através do cartão de crédito. Alguns bancos e instituições bancárias ainda permitem o parcelamento do pix enviado em até 12x.

  • Baixe o aplicativo RecargaPay
  • Encontre e toque na opção “Pix com cartão”
  • Escolha e digite a sua chave Pix dá conta que deseja receber o seu valor
  • Determine o valor que você precisa
  • Clique em “Cartão de crédito” como forma de pagamento
  • Cadastre o cartão de crédito que tenha o limite correspondente ao valor
  • Escolha a quantidade de parcelas para pagar o Pix 
  • Digite a sua senha e o valor será debitado no crédito do seu cartão
  • Receba instantaneamente o valor na sua conta

Com essa opção disponibilizada pelo RecargaPay, garanta maior autonomia financeira para organizar suas contas evitando inadimplências. Além disso, é possível usufruir da vantagem de investir nos seus negócios. Assinantes do Prime+ usufruem de taxas de 3,49%. Por fim, com o Pix com o cartão de crédito, você paga taxas de apenas 3,99%

Por isso, caso não saiba o que os bancos ganham com Pix, você não precisa se preocupar, pode somente utilizar da forma que achar mais simples possível.

Posso ter mais de uma chave Pix no meu CPF?

Infelizmente não, após cadastrar a sua chave de CPF em uma conta bancária, ela será exclusiva apenas para aquela conta. Sendo assim, não é possível usar a mesma chave de CPF em mais de uma conta. Contudo, vale lembrar que você pode realizar Pix transferência entre bancos diferentes.

No entanto, você pode optar por cadastrar a chave aleatória na outra para usufruir das mesmas vantagens. Além delas, estão disponíveis cadastros da chave com número do celular e e-mail. Afinal, esse é um resumo dos seus dados bancários e permite o envio e recebimento de valores com mais agilidade e segurança. 

Benefícios de ter Pix em mais de um Banco

Optar por cadastrar a chave Pix em mais de um banco traz diversos benefícios para você e suas finanças no dia a dia. A seguir conheça os principais deles que listamos logo abai

  • Realizar Pix com cartão de crédito para a sua conta
  • Praticidade para separar as suas finanças e pagar as contas
  • Segurança para o envio de sua chave para desconhecidos
  • Realizar envios de sua conta principal para a secundária com facilidade
  • Ter uma segunda opção de banco com Pix caso a primeira esteja fora do ar

Quais bancos aceitam Pix?

Como essa é a forma de pagamento mais utilizada em todo o Brasil, atualmente todos os bancos e instituições financeiras aceitam o Pix. Sendo assim, é possível pagar e receber através do pix em qualquer conta bancária. 

Além disso, o número de usuários dessa modalidade de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil alcançou em março de 2022 51 milhões. Por fim, vale destacar, mais uma vez, que contas físicas podem ter até 5 chaves cadastradas e contas jurídicas 20 chaves. 

No entanto, nenhuma das modalidades não pode repetir a chave de cadastro na mesma ou em outra conta do mesmo titular.

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos se é possível utilizar o Pix em mais de um banco. Além disso, mencionamos como funcionam as chaves e qual o limite em contas de pessoa física ou jurídica. E por fim, abordamos que a mesma chave não pode ser usada em mais de uma conta. 

Recomendamos para quem usa conta bancária por aplicativo, que usufrua da modalidade de pagamento instantâneo que é o Pix. Para isso, é importante ter atenção ao cadastro das chaves para evitar problemas com a sua conta, como a necessidade de portabilidade. 

Fique atento para usar essa modalidade em mais de uma conta, como as que oferecem vantagens como o pix com o cartão de crédito no RecargaPay que permite o parcelamento do pagamento.