Pix em processamento – Saiba os 4 principais motivos e como resolver

Os problemas que mais costumam gerar o Pix em processamento são:

O Pix é uma ferramenta de transferência de valores entre as mais diversas instituições financeiras do país, criada pelo Banco Central do Brasil, para facilitar as movimentações. Por ser gratuita e funcionar 24 horas por dia, o serviço rapidamente se tornou o principal meio de pagamento utilizado pelos brasileiros.

Apesar de muito estável e seguro, a ferramenta também pode apresentar algumas falhas. O “Pix em Processamento” é uma das mensagens de erro que podem surgir durante a transferência.  

Além das possíveis causas detalhadas, explicaremos como você pode solucionar o problema e lidar em cada um dos casos. Acompanhe o artigo:

1) Problemas com a internet

Problemas com a conexão de internet costumam ser a causa mais comum de um Pix em processamento. Isso acontece porque, apesar de estar conectado à internet, seu aparelho apresentou alguma oscilação durante o momento exato da transferência. 

Isso faz com que o Pix não seja nem concluído, nem cancelado e fique numa espécie de stand by até que a conexão entre sinal, seu aparelho e ambas instituições envolvidas na transferência voltem a se comunicar para, só assim, concluírem ou cancelarem a transferência.

Certifique-se que seu aparelho está conectado ao wi-fi ou dados móveis, utilize outros aplicativos que necessitam de conexão de internet para garantir que se trata de um problema com o sinal ou com seu aplicativo do banco. 

2) Falhas com o aplicativo

Assim como os problemas de conexão, as falhas no aplicativo do banco também são muito comuns. Elas estão diretamente ligadas ao funcionamento do seu aplicativo de internet banking. 

Quando identificada a tentativa de pagamento por Pix através de um aplicativo que está apresentando falha, é uma medida de segurança aguardar o retorno do funcionamento adequado para concluir a transferência. 

Por isso, é comum que nesses casos a mensagem de Pix em processamento apareça. Para evitar esse tipo de transtorno é importante manter seu aplicativo do banco ou carteira digital sempre atualizados.

3) Atraso no sistema bancário

Outra causa muito comum do tão falado Pix em processamento, é o atraso no sistema bancário. Nesses casos, o principal responsável pela falha pode ser o sistema do seu banco ou da instituição financeira recebedora. 

Você pode tentar transferir para outra conta para se certificar que se trata de um problema no banco recebedor, entretanto, nesses casos é necessário entrar em contato com o suporte e solicitar uma previsão de retorno para a estabilidade do sistema e, só aí, será possível concluir a transação. 

4) Erro na hora de digitar os dados

Se houver erro da digitação da chave Pix ou de qualquer outro dado essencial para a conclusão desse tipo de transferência, é provável que surja o “Pix em Processamento”. 

Tenha sempre muita atenção ao digitar as informações do destino de sua transferência, afinal, existe a possibilidade de concluir o Pix para a conta de outra pessoa, ou gerar esse atraso na transferência que costuma ser sinalizado como “Pix em Processamento” por parte da ferramenta. 

O que fazer quando o Pix fica em processamento?

Quando um Pix fica em processamento é importante identificar a causa do problema para solucionar. Na grande maioria dos casos, é necessário aguardar que o sistema realmente se restabeleça. 

Entretanto, é importante se certificar de que não houve erro de digitação pois é uma das únicas causas que pode ser resolvida diretamente pelo usuário que está realizando a transferência. 

Quando a falha persistir seja no aplicativo ou no sistema do banco é fundamental entrar em contato com a instituição financeira, informar a instabilidade e solicitar uma previsão de retorno.

É importante ressaltar que, quando um Pix está em processamento ele não foi concluído e nem cancelado. Sendo assim, é fundamental aguardar a conclusão da transação para não correr o risco de haver duplicidade. 

Conclusão

Apesar de super estável e segura, a ferramenta Pix também pode apresentar algumas falhas durante a transferência. Um status muito comum durante as instabilidades é o Pix em processamento, mensagem que pode surgir quando houver algum problema com o aplicativo do banco. 

Além disso, o Pix em processamento também pode ser ocasionado por problemas no sistema do banco de quem envia ou do banco recebedor ou, até mesmo, na conexão com a internet do seu celular. 

É importante estar sempre atento no momento de digitar a chave Pix para não correr o risco de enviar para a pessoa errada. O uso de uma chave inexistente também costuma gerar a mensagem de Pix em processamento.