Existe um Pix Offline? Descubra agora

O Pix Offline, no momento de publicação deste guia, é:

  • Uma ferramenta ainda em desenvolvimento pelo Banco Central
  • Sem data de lançamento marcada
  • Passando por testes em bancos atualmente

Se você sabe o que é Pix e como ele funciona, entende que a conexão com a Internet é peça-chave do sistema do Banco Central. No entanto, atualmente, a instituição trabalha em soluções para tentar permitir o uso do mecanismo mesmo offline.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre o Pix Offline, os testes do Banco Central, como o sistema vai funcionar, quando será lançado e mais. Portanto, siga a leitura!

Eu consigo fazer um Pix offline?

Eu consigo fazer um Pix offline?

No momento de publicação deste guia, não é possível fazer um Pix Offline. Afinal, a ferramenta ainda está em estágio de desenvolvimento no Banco Central e não foi liberada oficialmente para o público ainda.

Ainda não temos muitas informações sobre mais essa forma de pagamento via Pix. O que existe, no entanto, é algumas especulações e teorias com base naquilo que o Banco Central já divulgou anteriormente.

Por exemplo, você sabe que para fazer um Pix, é necessário estar conectado com a Internet. Por isso, uma das soluções para o Pix Offline é transferir a necessidade de conexão para quem recebe e não para quem paga. Assim, o pagador elaboraria um código QR Code e o recebedor leria esse código conectado à Internet para receber o dinheiro. Seria, de certa forma, como um “cheque”, mas instantâneo.

Outra possibilidade é o uso do pagamento via aproximação. É assim que o Itaú pode disponibilizar Pix Offline, pois vem testando a tecnologia.

Basicamente, o consumidor aproximaria o seu celular com o app bancário em uma maquininha de pagamento e faria a transação dessa forma.

Por fim, outra possibilidade aventada é a de um Cartão Pix. Funcionaria como um cartão de tarifa de transporte: você adiciona um saldo e paga por aproximação. Foi o que explicou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, à Forbes:

O Pix Offline Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura. Vamos em breve oferecer esse produto também. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando você voltar ao mundo online você pode transferir o seu saldo de volta

O Pix offline tem data de lançamento?

O Pix offline tem data de lançamento?

Por enquanto, o mecanismo não tem data de lançamento. O Banco Central fez um evento em abril de 2023 para apresentar o Real digital e o Pix Offline, mas ainda não estabeleceu a data de lançamento concreta. A previsão é que o sistema esteja pronto no último trimestre do ano (entre outubro e dezembro).

O plano do Banco Central é criar cartão físico para implementar o Pix Offline. O mecanismo deverá funcionar como um cartão de transporte, em que você adiciona o saldo e usa quando precisar.

É seguro mandar um Pix offline?

É seguro mandar um Pix offline?

Sim. Quando for lançado, o sistema será seguro de usar. Afinal, o mecanismo terá as mesmas proteções do sistema onlin. Hoje, o Pix é seguro do ponto de vista técnico, contando com muitas camadas protetivas, incluindo criptografia de ponta e identificação do usuário.

O único risco que Pix Offline terá será de sofrer golpes do Pix, como já acontece hoje com a versão online. No entanto, o Banco Central investe constantemente em aprimoramento dos mecanismos de segurança para evitar essas questões.

Quais os requisitos do Pix offline?

Quais os requisitos do Pix offline?

Como ainda não se revelou como o Pix Offline vai funcionar na prática, ainda não sabemos exatamente os seus requisitos básicos. No entanto, o que sabemos pelo que foi dito, é que o usuário só precisará de uma chave Pix e o cartão que será produzido pelo Banco Central e instituição financeira. 

Neste momento, um grande banco já está testando uma solução para o Pix sem precisar de Internet. Nesse teste, o segredo de como enviar um Pix sem estar conectado é justamente o mecanismo de aproximação. Por isso, só seria preciso um cartão com essa tecnologia. De resto, todo mundo poderá usar o recurso.

O Pix offline vai poder usar o cartão de crédito?

O Pix offline vai poder usar o cartão de crédito?

Ainda é muito cedo para dizer se o Pix Offline poderá ser usado com cartão de crédito. Isso porque o Banco Central estabelece requisitos para adesão ao Pix que são bastante específicos e, portanto, cada vez que há uma atualização, todas as instituições precisam se adaptar. Assim, mesmo que um aplicativo ofereça esse mecanismo hoje, pode não conseguir se adaptar no futuro.

Atualmente, o Pix com cartão de crédito é uma ótima maneira de enviar dinheiro para outras pessoas usado o saldo do cartão. Um dos melhores apps para fazer o Pix Parcelado é o RecargaPay, que permite parcelar em até 12x e com a menor taxa do mercado: 3,49% para usuários Prime+ e 3,99% para os demais.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu tudo o que sabemos sobre o Pix Offline no momento. Ainda não é muito, é verdade, mas o mecanismo deverá ganhar os holofotes em breve. Nós saberemos como ele vai funcionar e mais detalhes técnicos.

Nossa recomendação é que você acompanhe todas as novidades para poder começar a usar o Pix Offline assim que ele seja lançado. Afinal, ajudará muito a fazer pagamentos e transações mesmo sem Internet.

No entanto, é importante ter atenção aos detalhes dessa ferramenta quando ela for lançada para não se confundir e errar na hora do uso.

Perguntas Frequentes

1. O que é Pix Offline?

2. Tem como fazer Pix Offline?

3. Como funciona Pix online?

4. Quando o Pix Offline será lançado?

5. Posso pagar Pix sem conexão com a Internet?

07-LEA-JUL23