Existe um Pix Recorrente? Aprenda de uma vez por todas

O Pix Recorrente é um recurso que:

  • Permite programar os pagamentos
  • Reduz a necessidade de fazer transferências
  • Ideal para pagamentos mensais

Trata-se de uma forma de transação que permite pagar por serviços de assinatura ou fazer um pagamento via Pix para compromissos que se repetem de forma semanal, mensal ou trimestral.

Atualmente, essa ferramenta é utilizada com o auxílio do Pix Agendado, que é um recurso do Banco Central que permite programar transações para datas futuras, incluindo até 90 dias no futuro.

A seguir, você verá como programar envios no futuro para fazer transações pelo Pix recorrente utilizando o RecargaPay:

  1. 1. Baixe o RecargaPay

    O primeiro passo para programar transações recorrentes é baixar o RecargaPay. O aplicativo é gratuito para baixar e usar e permite ao usuário o agendamento de Pix em até 90 dias sem custo adicional.

    Como fazer Pix Recorrente

  2. 2. Toque em “Fazer Pix”

    Em seguida, com o app instalado, toque na opção “Fazer Pix”, logo na tela inicial do aplicativo.

    Como fazer Pix Recorrente Passo 2 - Toque em Fazer Pix

  3. 3. Insira os dados do destinatário e digite o valor

    Em seguida, insira os dados do destinatário (pode ser a chave Pix ou informações bancárias) e digite o valor da transação que será recorrente.

  4. 4. Escolha a data de envio da transação

    Escolha a primeira data do envio. Por exemplo, se você precisar fazer o pagamento todas as sextas-feiras, escolha a próxima sexta-feira e confirme.

    Como fazer Pix Recorrente Passo 4 - Agende o envio

  5. 5. Repita o processo quantas vezes forem necessárias

    Após agendar a transação, você precisará repetir o processo quantas vezes forem necessárias dentro de cada contexto. Se precisar pagar por mês, por exemplo, programe o envio para os próximos meses até atingir o limite autorizado.

    Como fazer Pix Recorrente Passo 5 - Repita o processo

Atualmente, o Pix para cobrança recorrente pode ser usado para o pagamento de assinaturas e serviços constantes, como terapia, academias e outros. Como ainda não existe uma função de débito automático no sistema do Banco Central, não é uma ferramenta adequada para contas de consumo, por exemplo, pois o valor muda a cada mês.

Como posso programar um Pix Recorrente de forma automática?

Como posso programar um Pix Recorrente de forma automática?

No momento, ainda não é possível programar um Pix Recorrente de forma automática com o RecargaPay. No entanto, essa é uma realidade que deve mudar em breve.

Recentemente, foi revelado que as prioridades do Banco Central em 2023 incluem o débito automático no Pix, bem como a implementação do Real Digital. Quando isso acontecer, ficará muito mais fácil programar pagamentos recorrentes com o sistema.

Quem entende como o Pix funciona, sabe que o sistema de transferências do Banco Central faz transações instantâneas entre contas de qualquer banco com mais de 50 mil clientes. Por isso, é um sistema que se tornou extremamente popular, mas que ainda não está completo e passa por atualizações constantes.

No momento, a única forma de fazer pagamentos recorrentes é agendando todos. Entretanto, é importante avisar sobre que horas cai o Pix Agendado. O valor sempre sai da conta nas primeiras horas do dia marcado. Portanto, se não houver saldo disponível no momento, o envio será cancelado.

Como funciona o Pix Agendado

Vantagens do Pix Recorrente

Vantagens do Pix Recorrente

Existem muitos benefícios para a utilização do Pix no pagamento de cobranças recorrentes, mesmo ainda sem a liberação do recurso de débito automático. 

Veja a seguir 5 das principais vantagens do Pix Recorrente e como aproveitá-las:

  • Maior organização: com o agendamento dos pagamentos, sua vida financeira fica mais organizada.
  • Ampla disponibilidade: é possível agendar o pagamento recorrente para um amplo leque de serviços, como academias, assinaturas, terapias e muito mais.
  • Evita o pagamento de multas e juros: ao agendar o pagamento, evita-se a inadimplência e o pagamento de multas ou juros no futuro.
  • Sem tarifas: programar o pagamento via Pix é totalmente livre de tarifas, o que torna tudo mais barato.
  • Fácil de usar: atualmente, até mesmo menor de idade pode ter Pix de tão fácil que é usar o sistema e suas funções, incluindo o agendamento.

No geral, existem diversas vantagens do Pix. Isso ajuda a explicar como esse sistema do Banco Central se tornou tão popular e com tantos usuários no Brasil. Qualquer função extra dele também compartilha de todos esses benefícios.

Quais as regras para usar o Pix Recorrente?

Quais as regras para usar o Pix Recorrente?

Atualmente, as regras para usar o Pix Recorrente são bastante simples e direto ao ponto. Basicamente, qualquer pessoa que pode usar o sistema do Banco Central e sabe como enviar um Pix também pode programar pagamentos para o futuro.

No momento, o Pix Programado é uma função obrigatória em todas as instituições de pagamento atreladas ao sistema do Banco Central. Logo, todas elas oferecem a possibilidade aos usuários. Basta fazer o agendamento e pronto.

É claro que isso vai mudar quando soubermos como vai funcionar o débito automático do Pix. Ainda não se tem muitas informações, exceto que será possível autorizar contas de consumo e de assinaturas a serem debitadas automaticamente na conta via sistema do BC.

Banco Central planeja lançar Pix Automático em abril de 2024

Como fazer o cancelamento do Pix Recorrente?

Como fazer o cancelamento do Pix Recorrente?

Se você programou alguns pagamentos no Pix Recorrente e agora quer cancelar, não há problemas. O cancelamento desse recurso é muito fácil e pode ser feito em poucos cliques. Veja abaixo o passo a passo:

  • Baixe o RecargaPay
  • Vá em “Histórico”
  • Toque no Pix com pagamento agendado
  • Toque em “Cancelar envio”
  • Confirme a operação

Lembrando que isso só é possível de fazer quando a transação ainda não foi realizada. Não há como cancelar um Pix já enviado.

O máximo que se pode fazer é pedir um estorno do Pix ou, em caso de golpes e fraudes, solicitar o uso do MED (Mecanismo Especial de Devolução), que é uma função especial do Banco Central para devolver valores enviados por falha técnica ou fraudes.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu tudo o que há para saber sobre o Pix Recorrente: como ele funciona, o que é, como agendar pagamentos no futuro, suas regras e até como cancelar um envio já programado.

Nossa recomendação é que você utilize essa ferramenta para as suas obrigações recorrentes e de valor estável, como pagamento de assinaturas, academia, terapia e outros serviços semelhantes.

Entretanto, não esqueça que você só pode programar os envios, no momento, até 90 dias no futuro. Por isso, a cada 3 meses, precisa reprogramar as transações. Isso enquanto o sistema de débito automático não for lançado, claro.

Perguntas Frequentes

1. Como funciona o Pix Recorrente?

2. Como fazer um Pix Recorrente?

3. É possível agendar Pix Recorrente?

4. O que significa agendar Pix Recorrente?

5. Quanto tempo demora Pix Agendado?

06-LEA-JUN24