Como funciona a portabilidade da Chave Pix? Descubra todas as informações

O Pix foi criado pelo Banco Central, e diante dessa criação também surgiu a portabilidade da chave Pix. Essa opção permite que o titular da conta altere a chave que é um resumo do endereço de uma conta para outra em outro banco. 

No início, esse foi um sistema de pagamento instantâneo que gerou muitas dúvidas aos seus usuários por ser uma grande novidade. No entanto, as suas funcionalidades de pagar e receber de diversas formas caiu no gosto da população sendo uma das transferências mais populares na atualidade.

A portabilidade é uma função que permite que as chaves Pix cadastradas em um banco possam ser transferidas para outro. Esse procedimento é o mesmo de como cadastrar a chave Pix onde a portabilidade é enviada para a conta que possui a chave cadastrada. 

A chave Pix já faz parte do dia de todos, esse resumo permite que os valores sejam enviados para as contas dos destinatários. Apesar de existirem algumas opções para cadastro, às vezes mudar uma determinada chave para outra conta é necessário.

Por isso, no artigo de hoje saiba o que é o Pix portabilidade de chave e como ela funciona. Acompanhe o breve conteúdo que separamos e fique por dentro das principais informações sobre o assunto.

Como fazer a portabilidade da chave Pix?

Após entender de forma geral o que é a chave Pix, explicaremos a respeito da portabilidade. Entenda como trazer a sua chave Pix para o RecargaPay. O procedimento é bem simples, não importa o banco que a sua chave esteja cadastrada. 

A portabilidade é mais simples do que saber como fazer um Pix. Para isso, basta acessar o aplicativo do RecargaPay, e encontrar a aba de ver mais na seção do Pix. Nesse botão você encontra opções como a de “Adicionar novas chaves”. 

A seguir, separamos um passo a passo para que você entenda tudo sobre o Pix e essa função:

  • Abra a área Pix no RecargaPay
  • Clique em mais e no botão de “Minhas chaves”
  • Selecione a opção de “adicionar chave”
  • Escolha o tipo de chave que será adicionada e confirme a portabilidade
  • Volte ao App da sua conta onde a chave está cadastrada e aprove a portabilidade

Por que fazer a portabilidade da chave Pix?

Essa é uma possibilidade que traz diversos benefícios. Ou seja, com a portabilidade da chave Pix, tanto uma pessoa física como um gestor de uma empresa consegue decidir qual a melhor conta e chave Pix para receber e administrar as suas finanças.

A seguir, conheça os principais motivos que levam diversos usuários de aplicativos bancários e carteiras digitais a realizarem a portabilidade da chave Pix para o RecargaPay. Conheça alguns dos principais benefícios. 

Totalmente gratuito

O aplicativo do RecargaPay oferece diversas vantagens sendo a principal delas a sua gratuidade total. Os clientes que usufruem do app não pagam anuidade ou nenhum tipo de mensalidade. Além disso, não há critérios de cadastro nessa carteira digital para usar o pagamento via Pix.

Não cobra nenhuma taxa de transferência

Alguns bancos ou carteiras digitais cobram taxas de contas jurídicas que usufruem da modalidade de pagamento instantâneo, Pix. Seja para pagar ou receber valores, não é de graça para as contas de empresas. 

A gratuidade no RecargaPay é válida para pagamentos com Pix QR Code ou formas tradicionais de transferir valores disponíveis em sua carteira digital. Além desses, são diversos outros benefícios.

Aumenta sua segurança

O RecargaPay é um aplicativo de carteira digital seguro que solicita a verificação da identidade do usuário constantemente.Além disso, para evitar golpes, existe o limite Pix noturno que limita as suas transferências para maior segurança. Aqui o Pix é seguro! 

Quanto tempo leva a portabilidade da chave Pix?

Alguns usuários possuem dúvidas de quanto tempo leva portabilidade de uma chave Pix. No geral, alguns bancos, instituições financeiras e carteiras digitais dão um prazo de até 7 dias úteis a partir do momento que a solicitação é feita. 

Portanto, a contagem inicia quando a confirmação na instituição de origem da chave é dada para a conclusão da portabilidade. Após isso, no prazo você será notificado da permissão para usufruir de todas as vantagens como receber e pagar com Pix.

Posso cancelar a portabilidade da chave Pix?

Sim, caso necessite não há burocracias no processo de como cancelar a portabilidade. Para isso os usuários devem seguir o mesmo procedimento de forma contrária. A seguir, separamos uma lista que explica de forma mais clara como realizar o cancelamento:

  • No aplicativo do RecargaPay clique na área “Pix”
  • Acesse a aba de “Minhas chaves”
  • Se a chave ainda estiver em análise, clique na que a potabilidade foi selecionada
  • Selecione a opção de “Cancelar Portabilidade”

Posso usar a mesma chave Pix em dois lugares? 

Uma das maiores dúvidas de quem começa a usufruir dessa modalidade é “posso usar a mesma chave Pix em mais de um banco?”. A resposta é não, pois esse é um endereço específico de resumo de conta destinado a uma única conta em seu nome. 

Mas, a chave aleatória é até a melhor opção de como criar um Pix para cada conta. Afinal, ela é formada por uma sequência diferente em cada conta de bancos digitais ou carteiras quando selecionadas no cadastro. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos o que é a portabilidade da chave Pix e como ela pode trazer benefícios a quem sabe usufruir desta opção. Além disso, explicamos quais as vantagens do RecargaPay para aqueles que fazem a sua portabilidade para o aplicativo da carteira digital. 

Recomendamos que antes de fazer uma portabilidade, tenha certeza que você está logado na conta onde a chave Pix está cadastrada para concluir o procedimento. Se necessário, cogite trazer a sua chave Pix para o RecargaPay e usufrua de diversas vantagens

Avisamos que alguns bancos e carteiras digitais cobram taxas de contas PJ que usufruem do Pix. Aqui no RecargaPay não cobramos taxas de transferências. Traga a conta da sua empresa para cá e aumente a sua margem de lucro!